sábado, 26 de setembro de 2009

APRENDI A VIVER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO



"Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.
Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece". (Filipenses 4.10-13)


Ele estava preso. Pesava sobre sua cabeça uma sentença de morte. Estava passando necessidades; talvez, até fome. Ainda assim, declara estar CONTENTE! Qual era o seu segredo? Como viver contente em toda e qualquer situação?

Podemos descobrir, analisando suas declarações:

1. APRENDI... A primeira lição que podemos tirar é que este estado de espírito não vem por acaso; é o resultado de um longo aprendizado.
Enquanto a maioria das pessoas aprendem a se tornarem "fechadas", desconfiadas e entristecidas com as amargas experiências da vida, o Apóstolo Paulo, com estas mesmas experiências, comuns a todos nós, aprendeu o segredo do viver contente.
Ele considerava cada experiência, boa ou ruim, uma excelente oportunidade para aprender a viver.
Será que é isto que nos falta, uma "atitude de aluno", positiva, diante das dificuldades e dos sofrimentos?

2. A VIVER CONTENTE... Dando uma olhadinha mais profunda no texto bíblico, descobrimos que a palavra traduzida como "contente" neste texto bíblico é a palavra grega autarkes ou autokratés, de onde vieram também as nossas palavras Autarquia e Autocrata.
Autarquia significa: Governo autônomo. Administração autônoma que procede sem interferência do poder central; autonomia. Autocrata significa: Soberano absoluto e independente.
O que será que o Apóstolo Paulo queria dizer, ao usar esta palavra, que estava rindo à toa em meio às tempestades? Não! É claro que o sofrimento incomoda.
O que o Apóstolo Paulo estava dizendo é que é possível conservar a serenidade, o controle da situação, a autonomia, independentemente dos problemas que estamos passando. É como se dissesse: Aprendi a manter o controle...
Esta é a segunda lição que podemos tirar deste texto bíblico. E quanto a nós, já aprendemos isto?

3. EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO. A terceira lição que podemos tirar deste texto é esta: É preciso aprender a manter a serenidade em toda e qualquer situação.
Na hora da humilhação ou da exaltação. Na hora da fartura ou da fome. Na hora da abundância ou da escassez.


A maioria de nós não sabe administrar nem uma situação nem outra. Quando estamos "por baixo", xingamos, reclamamos, sofremos, enchemos o coração de ódio e mágoa. Quando estamos "por cima", esbanjamos e humilhamos quem está "por baixo".

Muitos não são honrados por Deus, porque não teriam o mínimo controle numa situação de fartura e abundância.
Isto aplica-se a nós?

3. TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE. Provavelmente você já tenha ouvido este verso bíblico.
As aplicações mais comum são essas: Tudo posso TER, FAZER, ADQUIRIR, CONQUISTAR, PROSPERAR naquele que me fortalece.
Bem, não é nada disto! O que o Apóstolo disse foi: Tudo posso ADMINISTRAR naquele que me fortalece.
Ele APRENDEU, porque Cristo o fortalecia. A VIVER CONTENTE, porque Cristo o fortalecia. EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO, porque Cristo o fortalecia.
Em nenhum momento o Apóstolo pretendeu nos ensinar alguma nova filosofia de vida ou uma oração mágica que forçasse as janelas do céu a se abrirem sobre nós. Ele tão somente estava relatando que chegou à maturidade da fé, que lhe dava o controle da situação - fosse ela qual fosse - porque Jesus Cristo o fortalecia.



CONCLUSÃO: O cristão, como qualquer outro ser humano, pode passar por diversas experiências na vida, da fome à fartura; da humilhação à honra; da escassez à abundância. Mas, é possível aprender a manter a serenidade em qualquer situação. No entanto, a plenitude deste aprendizado só é possível para aqueles que buscam força em Jesus Cristo. Somente aqueles que estão ligados em Cristo e dispostos a aprender poderão um dia repetir com honestidade as palavras do Apóstolo:



APRENDI A VIVER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO!

37 comentários:

  1. Peços que orem por mim pois estou com depreçao estou desesperado parece que vou fica doido só tenho19 anos de idade‚ e tava na faze mais inportante e muito alegre mais foi de uma noite po dia que fiquei assim. Nāo aceito isso pra minha vida poço atenciosamente oraeçoes desde ja agradeço a todos ass: Anderson cunha silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anderson aqui fala um filho de Deus tenho boas novas para o irmão o diabo veio para matar e destruir mas o nosso Jesus veio para dar vida e vida com abundância não aceites esta tristeza na tua vida nei a depressão não e de Deus ora e jejua porque Jesus vai te ajudar a passar esta situação Jesus e o caminho a verdade e a vida Deus te abençoe Ámen

      Excluir
  2. Bom dia, Anderson peça forças para Deus, e faça uma visita ao psicologo para fazer terapias e se for preciso ela vai encaminhar a vc um psiquiatra, pois nem sempre a causa da depressão é emocional as vezes pode ser fisico e você precisa controlar com medicamentos, pelo menos por um tempo! Eu já passe por isso e estou em tratamento e me sentindo muito melhor, graças a Deus.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Senhor amado e Deus querido, Tu que tudo podes, neste momento, visita o coração e a mente de Anderson Cunha silva e cura dessa depressão que o oprime! Senhor Jesus, preenche o coração dele com a Tua alegria, que é a força de todos nós! isso eu Te peço crendo que Anderson será curado. Amém.

    ResponderExcluir
  4. Amém...Deus seja louvado por esta palavra, irmão, foi assim que Deus falou comigo, hoje!!
    Obrigada, Deus o abençoe. Paz.

    ResponderExcluir
  5. Que palavra maravilhosa que falou grandimente ao meu coração, no momento que mais precisava DEUS usou como balsámo em minhas feridas. Obrigada meu Deus, e que o senhor continue usando este vaso para tua glória!!!!

    ResponderExcluir
  6. Peço a Ti meu Deus q o senhor venha me dar forças, alegria em meu rosto, sabedoria pra poder cuidar das minhas três filhas pois um dia tive tudo e hoje perdi tudo...muito triste não poder dar o melhor a elas...mas graças te dou pois não tem faltado o nosso alimento de cada dia. amém!

    ResponderExcluir
  7. Peço oração por mim pelo meu marido e meus dois filhos. Eu vivo uma vida complicada, tenho tudo que quero, mas ñ tenho o que mais preciso.
    Tenho um marido, mas ñ tenho sua atenção seu amor sua companhia até qdo estamos juntos parece que ele nem está aqui, ele mim humilha, mim despreza, é ignorante, soberbo e eu ñ to mais aguentando essa situação. Meus filhos sofre com tudo isso e eu ñ quero mais isso pra minha vida. Peço que estejam orando pra Deus me dá força e sabedoria.

    ResponderExcluir
  8. Estou voltando para os braços do Pai e, esta sendo muito dificil voltar, sempre me sinto só. Ontem 13/07/2013 estava triste sentado no sofa sem saber o que fazer, me sentindo muito só peguei o meu celular e coloquei no Google "DEUS FALA COMIGO" encontrei esse blog com essa mensagem, que falou muito do que vivi e vivo. Entendi que preciso confiar em Jesus e segui-lo, pois Ele estara sempre no controle da minha vida. Obrigado Senhor Jesus! F.F

    ResponderExcluir
  9. muito bom esse blog, pois o que o homem precisa hoje é buscar essa aproximação com Jesus, e vocês estão favorecendo isso. Michelly Bezerra

    ResponderExcluir
  10. Peco oracao p mim....estou vivenciando um momento nunca esperado,pois qd penso q vai acontecer dar td errado....pr favr nao aguento mas preciso d um milagre na mh vida sentimental..pr favr me ajude meu coracao chora! Amem obg!

    ResponderExcluir
  11. Olá, sou uma jovem de 19 anos, nasci em berço e evangélico, e há um ano me afastei de Deus. Começei a beber, a fumar... Há alguns meses eu venho sentindo aquela falta, que só pode ser preenchida por Deus (eu sei)... Quando estou em casa, na rua, eu sinto tanta vontade de adorar à Deus, de senti-lo novamente, mas quando entro dentro da igreja, eu fico fechada, não me emociono , pareço uma estátua por dentro... Eu tenho consciência do estado em que eu estou e não quero continuar assim. Há 3 meses eu parei de sair, parei de beber, ne desvinculei das "amizades",e tenho ido na igreja, tentando me adaptar novamente, mas não consigo. Eu tentando novamente, eu pedi ajuda ao Espírito Santo e quero aproveitar essa ajuda, quero me agarrar à ela, pois sei que é a minha salvação para me libertar desse mundo. Sinto tanta falta de quem eu já fui um dia, e mesmo estando tão distante disso, eu creio que através de Deus eu posso me tornar alguém melhor. Eu acredito no poder da oração, por isso mesmo não revelando o meu nome, eu peço que orem à Deus por mim, que Ele me dê forças para superar tudo oq for preciso. E que eu saiba novamente oq é sentir a melhor sensação que existe, o toque de Deus.

    ResponderExcluir
  12. Enquanto vivermos de olho nesse mundo, se preocupando com a vida aqui na terra! Não teremos salvação! Temos que nasce de novo! A semente que não morre nao germina! É muito difícil, mais garanto que foi mais difícil pra JESUS! E louvado seja o nome do SENHOR!

    ResponderExcluir
  13. OLa, sou Juliana tenho 22 anos e estou no caminhos do Senhor a 11 meses, tava tudo muito bem, ate quando encontrei um varão servo de Deus a 2 anos, entao surgiu um interesse das duas partes, entao. Começamos a Orar e depois de poucos meses namorar e por um descuido, por nao vigiar, caímos, mas isso nao bastava, engravidei, irmãos estamos juntos, vamos nos casar e seguir nossa vida com Cristo, mas confesso qe a tristeza tomou meu coração, choro o dia todo, então peco qe orem por mim, acredito muito no poder da oração, e na minhas orações nao esquecerei de vos! A Paz!

    ResponderExcluir
  14. Deus preciso da tua presenca em nossas vidas meus caminhos estao fechados quando algo pArece que ta tudo certo em seguida da erraDo nao e possivel que o demonio queira tomar conta fa minha vida to desrsperada entreguei minha vida a Jesus e quero que ele me de a sabedoria p entender tudo isso

    ResponderExcluir
  15. orem por mim... sou cristã de berço amo o meu Deus acima de tudo... mas a quase três anos descobri uma infidelidade por parte de meu esposo e não consigo mais ser feliz e me libertar dessa história... preciso de um milagre não suporto mais conviver com essa dor.... me ajudem!!!

    ResponderExcluir
  16. Ola peco oração ao meu favor
    O pecado me afastou de Deus
    Em certo tempo cheguei a quase desacreditar do Deus que sempre ou falar desd minha infância. ..Talvez devido minha fe fracassada e por sempre querer e ñ poder ter tido uma grand experiencia c Deus e também por nao consegui resposta p muitas dúvidas .ja tive muito animada e feliz por servir a Deus porém depois q entrei n universidade essa felicidade foi sendo aos poucos roubada d mim. Hj aind vou a igreja tento encontrar a felicidade q tinha ante mas...As pessoas acham sou uma pessoa bem resolvida acham q sou muito fiel a Deus pelo fato de esta sempre na igreja ñ participar das coisa do mundo tipo festa bebidas nada disso porém so eu sei o que sinto e sei que infelizmente apesar de ñ parecer perdu tofa essencia de um cristao. Voltar amar a Deus de todo coração e o maior milagre q ppoderia acontece na minha vida nesse momento. Por me ajudem pois ñ tive coragem d contar isso a mais ninguém. ..

    ResponderExcluir
  17. Preciso aprender a viver contente, nao sofrer por antecedencia

    ResponderExcluir
  18. Antes conseguia conversar com Deus ele me guiava, hoje estou perdida nao consigo que ele me de a direcao estou me fechando cada vez mais. A minha felicidade nao e vetdadeira e o vazio cresce dentro de mim

    ResponderExcluir
  19. Gente um dia ouvi uma voz na minha cabeca dizendo canser e achei q era da minha cabeca foi em dois mil e dez hojeme encontro doente uma infecao q ataca os osso osteomilite alguem pode me explicar o q e isso

    ResponderExcluir
  20. Peco oracão por mim mesma.que. ja vivo por viver..tenho muitas brigas em casa .é irmaos brigando o tempo todo. .nao existe amor nem harmonia nem alegria nem prosperidade .e eu oro oro e nada muda...sao meus.filhos e eu não aguuento nem ficar mais em casa , orem por mim por favor.Dilma maria da silva. Maua SP

    ResponderExcluir
  21. Obrigado Senhor!Eu aceito de todo coraçao sua palavra!Estou aprendendo a ser uma pessoa contente em quaisquer situaçao,pois sem que na minhaluta o senhor ta comigo,e tenho fe que hoje sera um dia de vitoria,Em o nome do meu pai amasdo Jesus!

    ResponderExcluir
  22. Ppai querido pai amado eu entro agora em sia presemça primeiro pra agrdecer poproporcionado essa viagem para os EUA. Qiero te pedir um marido que me ame e me respeite. Afasta de minha vida tudo que nao lhe pertence. Quero muito um companheiro. Abemçoa a viagem de volta ao Brasil. Abemcoa e ilumine a Michelle. Muito onrigada

    ResponderExcluir
  23. Preciso de ajuda,eu e meu companheiro somos divorciados,a sete anos estamos juntos. Apos oito anos afastada do caminho do senhor retornei e agora comecei a ficar com a mente turbada em relação a nois dois sempre fui uma pessoa ativa e hj ja não tenho mais vontade de nada não consigo mais fazer as coisas como antes animada alegre, saio no carro e penso q vai acontecer um acidente imagino q vou ser presa sou de uma familia abençoada em Cristo. Mas minha mente esta cada dia mais turbada. Não sei se é Deus me cobrando ou o inimigo tentando me enlouquecer. Por favor me ajudem orem por mim.preciso muito entender td isso. Obrigada

    ResponderExcluir
  24. Por favor preciso de ajuda estou muito triste, estou lutando contra o câncer desde 2010 já fiz três cirurgia pra tirar tumor maligno tem dois mês que operei estou fazendo quimiu . ando muito nervosa pois sempre morei perto da minha mãe meu pai faleceu tem 5 anos . e nossa vida estava indo só que eu fiz maior besteira estava com meu casamento em crise veio a separação . pq não tive a sabedoria q tenho hoje acabei me envolvendo com um ex namorado de 32 anos atrás q me traiu no passado mais eu achei que estava apaixonada ele se aproveitou disso sendo cristão como eu achei que estava feliz só q a felicidade durou 1 ano e 6 meses , ele queria me levar pró mundo mais nogento que eu não conhecia que era ele ter desejo pró homem sexo com grupo e não ter respeito pela minha família eu estou tão arrasada e o pior de tudo que ele falava pra mim . eu fui tomando nojo até que tomei a decisão e terminei tudo desde maio mais ele não para de ligar fica fazendo chantagem eu com essa separação com meu ex marido meu filho estava na igreja saiu foi pras drogas . mais graças a Deus ele largou pelas minhas orações . quem tem me dado apoio e o meu ex marido. Agora eu peço ajuda por tudo q estou passado agora e minha mãe q está com síndrome do pânico e não q me larga pra nada estou vivendo maior prisão nen banho posso tomar direito. Tenho mais irmãs mais não moram perto e tbh ecela não q me larga comédo que eu venha morre pq ela perdeu uma filha derrepente infarto com 49 anos . eu fico sem paciensia grito com ela brigo depois fico como estou aqui agora chorando triste amargurada . pq ela e minha mae eu amoo muito ela faco tudo pra ela . me ajudam por favor o que eu faco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem ja me num momento de profunda tristeza eu procura o meu fim todos os dias pois não via saída mesmo conhecendo um Deus grande não tinha esperança, esperava sempre uma resposta de Deus, só que eu aprendi que Deus tem seus planos que não são iguais aos nossos São mais profundos por isso aquietei meu coracao e entreguei nas mãos dEle. Vou orar por vc mas deixe Ele toda a sua ansiedade porque Ele tem cuidado de você, paz

      Excluir
  25. Oi eu tenho vivido dias infelizes depois do fim do meu casamento, mas agora sinto que Deus quer restituir meu casamento, mas como sempre satanás não eh a favor e usa a mesma pessoa que tem ódio de mim e tenta me afastar do meu marido essa pessoa é a mãe dele e infelizmente Eu não tenho forças pra enfrentar tudo isso mas tbm não quero me afastar dinovo do meu marido o que faço?

    ResponderExcluir
  26. Tenho vivido dias tristes,minha mae esta doente a quase 3 meses e nao encontraram a causa exata da doença, peço em oraçao ao Deus todo poderoso que mostre ,tanto a causa exata como a cura. tosse e rouquisse que a tira o sono .Deus è misericordioso e eu creio no seu poder e amor que è infinito. peço tanto a Ele que me sustente na fe .esta sendo muito dificil ver minha mae sofrer. mas eu nao digo que nao posso fazer nada, eu posso ORAR e CONFIAR no Senhor. è preciso fe, esperança. Antes de ver esse blog ,veio em meu coraçao aquela cançao de Pe. Fabio, Posso tudo posso ,naquele que me fortdlece". e qdo vejo esta palavra linda do apostolo Paulo. eu preciso acreditar.esperar.ter fe. que tudo vai dar certo.

    ResponderExcluir
  27. Estou passando uma situação complicada com meu relacionamento, minha esposa me acusa e me culpa por tudo.
    Durante 5 anos que estamos juntos sempre a respeitei nunca a desonrei.E durante esse período mudei minha atitudes as coisas que eu via que estava errado, para poder viver em paz com a minha família.Busco a Deus e peço.
    Mas do nada ela muda comigo,falar de minha família e todos pra estão errados, xinga e de sua boca sai palavrões.
    Tento conversar com ela e acalma-la,mas estou cansado não sei mais o que fazer. Só peço a Deus em nome de vosso filho Jesus que Cristo repreende e cai por terra essas coisas que está acontecendo. sei que sou falho mais é não sou perfeito mais quero seguir o caminho certo.

    ResponderExcluir
  28. Meu nome é Andrew peço que orem por mim. Quero alcançar uma bença mais acho q não consigo ter fé o bastante por mais que eu tente. Mais Deus conhece o meu coração e sabe o quanto ele é puro e verdadeiro .e em nome de jeus ele vai me ajudar e vai derramar muitas prosperidade em minha casa sobre a minha vida e todos que necessitam . sempre que não há saida sinto que Deus vem e me ajuda . então acredito q mesmo não indo em sua casa ele ainda contínua me honrando. Deus é maravilhoso. Tudo posso naquele que me fortace.

    ResponderExcluir
  29. Meu nome é Andrew peço que orem por mim. Quero alcançar uma bença mais acho q não consigo ter fé o bastante por mais que eu tente. Mais Deus conhece o meu coração e sabe o quanto ele é puro e verdadeiro .e em nome de jeus ele vai me ajudar e vai derramar muitas prosperidade em minha casa sobre a minha vida e todos que necessitam . sempre que não há saida sinto que Deus vem e me ajuda . então acredito q mesmo não indo em sua casa ele ainda contínua me honrando. Deus é maravilhoso. Tudo posso naquele que me fortace.

    ResponderExcluir
  30. Estou precisando de oração pois eu estou em um momento que me sinto fraca na fé preciso renovar minhas forças me ajuda em oração que Deus tenha misericórdia de mim

    ResponderExcluir
  31. Meu nome e Geralda peso que orem por mim preciso muito de um milagre pois meu marido saiu de casa estou sofrendo muito e em um momento que me sinto fraca na fe me ajuda não quero perder minha fe

    ResponderExcluir
  32. Meu nome e Geralda peso que orem por mim preciso muito de um milagre pois meu marido saiu de casa estou sofrendo muito e em um momento que me sinto fraca na fe me ajuda não quero perder minha fe

    ResponderExcluir
  33. Deus abençoe sua vida, através dessa mensagem Deus falou comigo e colocou paz no meu coração.Entregue o controle de sua vida nas mãos do Senhor,confia e descansa Nele.Aquietai- vos e sabei que eu sou Deus

    ResponderExcluir
  34. Deus abençoe sua vida, através dessa mensagem Deus falou comigo e colocou paz no meu coração.Entregue o controle de sua vida nas mãos do Senhor,confia e descansa Nele.Aquietai- vos e sabei que eu sou Deus

    ResponderExcluir
  35. O meu nome é Bruno Alexandre e peço que orem por mim, para fortaleçer a minha fé em Deus, para que encontre o caminho de fé, paz, alegria e bonança, para que remova todo o inimigo do caminho e me dê a capacidade e inteligência para levar o bem onde dele precisarem.

    ResponderExcluir